Picture
É com grande pena que vemos baldados todos os nossos esforços para persuadir os trabalhadores portugueses do controlo aéreo a aderir à greve geral nacional da próxima Quinta-feira.

Trata-se de um sector do trabalho nacional que merece todo o nosso respeito e toda a nossa solidariedade. Os trabalhadores do controlo aéreo desempenham uma actividade duríssima, e estão nesta ocasião a negociar com os aeroportos portugueses, o seu patronato, as novas cláusulas do contrato de trabalho para o sector.

Essa é uma das razões por que acham não dever entrar, nesta exacta ocasião, na greve geral agendada.

Permitimo-nos discordar deste argumento, pois a greve geral tem um carácter político e sindical muito mais vasto, e não só não prejudica as negociações sindicais em curso como contribuirá para a vitória no próprio sector.

Outro dos argumentos invocados para a não adesão à greve geral prende-se com o facto de a greve só ter sido convocada por uma das centrais sindicais, no caso a CGTP- Intersindical.

E também aqui não lhes assiste razão.

Com efeito, a greve geral nacional da próxima Quinta-feira foi convocada por todos os movimentos políticos e sindicais democráticos, e não apenas pela Intersindical.

Com excepção do Engº Proença e da direcção nacional da UGT, um número apreciável de sindicatos desta última central sindical e um grande número de trabalhadores neles filiados declararam já a sua adesão à greve, cientes de que a unidade dos trabalhadores e o seu apoio às formas de luta unitárias é a forma correcta de ultrapassar a traição do Compromisso assinado pela UGT, pelo governo e pelas entidades patronais em sede de comissão permanente de concertação social, sob a égide da Tróica.

Os trabalhadores portugueses do controlo aéreo têm sabido travar duras lutas pelos seus próprios interesses e pelos interesses de todo o movimento sindical em Portugal.

É pena, se agora ficarem de fora!

fonte: LUTA POPULAR

 
Picture
A linha sindical Luta-Unidade-Vitória, no Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses, conclama todos os maquinistas a exigir à direcção do Sindicato a adesão à Greve Geral Nacional do próximo dia 22 de Março e que essa adesão seja divulgada o mais amplamente possível, não só junto dos associados como de todos os outros ferroviários, trabalhadores do sector dos transportes e trabalhadores em geral.

O combate que os maquinistas têm vindo a travar, desde 23 de Dezembro, obriga o Sindicato a estar nesta jornada de luta, como uma componente imprescindível da torrente de revolta contra as medidas fascistas, aplicadas pelo Governo PSD/CDS, a mando da Troica imperialista.

A luta contra as prepotências disciplinares da empresa e o desmantelamento da linha ferroviária nacional, deve ser levada mais além e integrar-se na exigência da demissão deste governo e a instauração de um governo que adopte medidas de incremento da economia, do emprego, do trabalho, da saúde, do ensino, dos transportes e de todos os outros sectores necessários a que se tenha uma vida condigna.

A linha sindical Luta-Unidade-Vitória apela a todos os maquinistas, independentemente da sua filiação sindical, a participarem na Greve Geral Nacional com objectivos precisos e que devem ser a demissão do governo Passos/Portas e a formação daquele governo que deve ser de Esquerda e Democrático Patriótico.

VIVA A JUSTA LUTA DOS MAQUINISTAS!
VIVA A GREVE GERAL NACIONAL!
MORTE À TROICA!
MORTE AO GOVERNO DE TRAIÇÃO NACIONAL PSD/CDS!
POR UM GOVERNO DEMOCRÁTICO PATRIÓTICO!


                                                                              A linha sindical Luta-Unidade-Vitória no SMAQ

 
Picture
Do nosso correspondente no SINDEM, chegou-nos o seguinte Comunicado. 

O governo acabou de aprovar na última reunião do conselho de ministros a constituição de uma administração comum para o Metropolitano e a Carris.

Esta medida insere-se na decisão mais ampla de fundir as duas empresas, fusão que, por si, se integra no plano terrorista de reestruturação dos transportes.

O Sindem desde o início que denunciou e se opôs a este plano e à fusão pretendida pelo governo, a qual tem apenas por objectivo final privatizar o sector, à custa de um enorme sacrifício de quem trabalha.

Estas medidas ocorrem precisamente em simultâneo com despedimentos e o roubo de salários aos trabalhadores das duas empresas, por um lado, e, por outro, com o aumento brutal das tarifas e a degradação da oferta do transporte, penalizando os trabalhadores utentes – tudo, afinal, para, em cumprimento canino das ordens da tróica, entregar aos privados as empresas com um mínimo de encargos.

Ao contrário do que este governo de traição nacional julga, os trabalhadores não baixarão os braços nem permitirão que conquistas históricas e arduamente alcançadas sejam espezinhadas em nome do pagamento de uma dívida que não contraíram nem dela beneficiaram e que nunca poderá ser paga, servindo apenas para encher os cofres dos capitalistas financeiros.

Temos de demonstrar que o governo pode ser e será derrotado e que os trabalhadores do Metropolitano e da Carris estarão na primeira linha da luta pela imposição de um outro governo que repudie a canga da tróica e adopte uma política que sirva os interesses do povo trabalhador português.

E isso passa, desde já, por participarmos activamente e com firmeza na greve geral de 22 de Março!

SE QUERES DEFENDER O TEU POSTO DE TRABALHO FAZ A GREVE GERAL!
CONTRA O GOVERNO DA TRÓICA! POR UM GOVERNO DEMOCRÁTICO PATRIÓTICO!


19 de Março de 2012

A Direcção

 
Picture
As manobras canalhas de diversas empresas em tentar que a Greve Geral nacional fracasse são amiúde feitas, sempre desesperadas em conter a revolta de quem trabalha contra as políticas terroristas por parte do governo Coelho/Portas.

Numa denúncia certeira o Sindicato Nacional dos Motoristas acusou hoje a Carris de estar a contactar os trabalhadores que estão de folga no dia da greve geral, propondo-lhes o pagamento a 100 por cento para irem trabalhar…

“A Carris está a telefonar para os trabalhadores que estão de folga no dia 22 de Março, propondo-lhes que vão trabalhar e oferecendo-lhe o pagamento a 100 por cento”, denuncia feita pelo vice-presidente do Sindicato Nacional dos Motoristas, Manuel Oliveira.

O dirigente sindical refere ainda que tem recebido várias mensagens de associados a denunciar esse facto tipicamente fascizante. Claro que a empresa nega, mas sabendo os antecedentes por parte desta empresa que faz tudo para intimidar os trabalhadores, seja nos horários incomportáveis, seja com salários baixos, seja com contratos precários, esta situação veiculada pelo referido sindicato demonstra a que sua acusação é autêntica.

De referir que o Sindicato Nacional dos Motoristas representa cerca de 200 trabalhadores da Carris.

Os trabalhadores em conjunto com os seus sindicatos só têm um caminho que é de rechaçar com grande determinação estas atitudes intimidantes, cobardes. No dia da Greve Geral Nacional os trabalhadores devem impor uma derrota a estes propósitos por parte dos servidores do governo, ele também serventuário dos ditames da tróica.

A Luta é Dura mas os Trabalhadores Não Vergarão!

Viva a Greve Geral!

 
Picture
Trabalhadores da RTP decidiram em plenário, a adesão à Greve Geral por unanimidade. 

Ontem sexta-feira, também os Trabalhadores da GALP admitem aderir à Greve Geral. Após plenário realizado em Sines, foi aprovada por unanimidade, uma moção na qual os Trabalhadores repudiam o aumento salarial de um por cento proposto pela administração.

 
Picture
Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector FerroviárioPré-aviso de Greve - ECOSAÚDE / NOCA SERVIÇOS / ISS / FERBRITAS / FERGRUPO / FERNAVE / FERROVIAS / IBERLIM / REFER-TELECOM / MAN-VIA / THALES / SISINT / CLIMEX.
Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector FerroviárioPré-aviso de Greve - REFER
Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector FerroviárioPré-aviso de Greve - EMEF
Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário: Pré-aviso de Greve - CP-CARGA
Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector FerroviárioPré-aviso de Greve - VIA PORTO / PROMETRO, SA.
Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário:  Pré-aviso de Greve - METRO TRANSPORTES DO SUL
Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector FerroviárioPré-aviso de Greve - FERTAGUS
Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário: Pré-aviso de Greve - METRO DE MIRANDELA
Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector FerroviárioPré-aviso de Greve - METRO DO PORTO
Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector FerroviárioPré-aviso de Greve -  CP / EPE
SITAVA (Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos)Pré-aviso de Greve
SNTCT (Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações): Pré-aviso de Greve - CTT / PT Comunicações
Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagens, Transitários e PescaPré-aviso de Greve 
Federação dos Sindicatos do Sector da PescaPré-aviso de Greve 
Trabalhadores da Kraft FoodsMoção 
Trabalhadores das freguesias de Portugal: Moção
Trabalhadores da OTIS elevadores: Nota à imprensa 
Sindicato Nacional dos PsicólogosPré-aviso de Greve 
Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual: Pré-aviso de Greve 
FESETE (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal)Pré-aviso de Greve  
SICOP (Sindicato da Industria e Comércio Petrolífero)Pré-aviso de Greve

 
Picture
Empresas do Sector das Escolas de ConduçãoPré-aviso de Greve
Empresas do Sector dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros: Pré-aviso de Greve
Empresas do Sector dos Centros de Inspecção AutomóvelPré-aviso de Greve
Unidade de Indústria Auto mecânica do Centro, Lda.Pré-aviso de Greve
Empresa CarrisBusPré-aviso de Greve
Companhia Carris Ferro de LisboaPré-aviso de Greve
Metropolitano de Lisboa - EPEPré-aviso de Greve
Empresas do Sector dos Transportes Públicos Rodoviários de Mercadorias: Pré-aviso de Greve
Empresas do Sector de Transportadores Rodoviários de Pesados de PassageirosPré-aviso de Greve
Empresas do Ensino de Condução AutomóvelPré-aviso de Greve
Empresas de Aluguer de Automóveis Sem CondutorPré-aviso de Greve
Rodoviária de LisboaPré-aviso de Greve
TST – Transportes Sul do Tejo, SA.Pré-aviso de Greve
Vimeca TransportesPré-aviso de Greve
Barraqueiro TransportesPré-aviso de Greve
Rodoviária D´Entre Douro e MinhoPré-aviso de Greve 
Rodoviária da Beira LitoralPré-aviso de Greve 
Rodoviária da Beira InteriorPré-aviso de Greve 
Rodoviária do AlentejoPré-aviso de Greve 
Eva Transportes, SA.Pré-aviso de Greve
Carris Tur.Pré-aviso de Greve 
Rede Nacional de Expressos, Lda.Pré-aviso de Greve 
RODOCARGO – Transportes Rodoviários de MercadoriasPré-aviso de Greve
Rodoviária do TejoPré-aviso de Greve 
SCOTTURB – Transportes Urbanos Lda.Pré-aviso de Greve
TRANSPORTA - Transportes Porta a Porta, SA.: Pré-aviso de Greve

 
Picture
FNAM (Federação Nacional dos Médicos)Pré-aviso de Greve
FEVICCOM (Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro): Pré-aviso de Greve
STAL (Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local): Abaixo-assinado
STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto): Pré-aviso de Greve
FNSFP (Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública): Pré-aviso de Greve
FEPCES (Federação Portuguesa dos Sindicatos do Comércio, Escritórios e Serviços): Pré aviso de Greve
FESAHT (Federação dos Sindicatos da Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal): Pré-aviso de Greve
SABCES/Açores (Sindicato dos Trabalhadores de Alimentação, Bebidas e Similares, Comércio, escritórios e Serviços dos Açores): Pré-aviso de Greve
SEECSH (Sindicato dos Empregados de Escritório, Comércio e Serviços da Horta): Pré-aviso de Greve 
SPTTOSH (Sindicato dos Profissionais dos Transportes, Turismo e Outros Serviços da Horta): Pré-aviso de Greve 
FIEQUIMETAL (Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas): Pré-aviso de Greve
OFICIAISMAR (Sindicato dos Capitães, Oficiais Pilotos, Comissários e Engenheiros da Marinha Mercante): Pré-aviso de Greve
SEP (Sindicato dos Enfermeiros): Pré-aviso de Greve 
CGTP-IN: Pré-aviso de Greve

 
Picture
Do correspondente da nossa Linha Sindical chegou-nos a informação que no Metro já foi entregue o Aviso Prévio da greve, conjunto, e  assinado pelos sindicatos  STRUP, SITRA, SINDEM e STTM.
A FETESE (UGT) também entregou o pré-aviso de Greve individual.

Viva a Greve Geral de 22 de Março!